Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

IN SÉCULO 21

Novo SUV desportivo elétrico da Jaguar

Na apresentação do primeiro Jaguar totalmente elétrico, a marca fez comparações diretas com o Tesla Model X. E, de facto, o I-Pace é o único SUV que apresenta características capazes de rivalizarem com o SUV da marca norte-americana.

O I-Pace tem características que não deixam dúvidas de que se trata de um desportivo: aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, 294 kW de potência (cerca de 400 cavalos), binário de 696 Nm, tração integral (um motor para o eixo frontal e um motor para o eixo traseiro), sofisticado sistema de controlo de tração e vectorização do binário e velocidade máxima de 200 km/h.

A autonomia anunciada, segundo a norma WLTP é de 480 km (consumo de 21,2 kWh/100 km), o que significa que o novo Jaguar até poderá ultrapassar os 500 km com uma condução mais cuidada. A bateria de 90 kWh de capacidade está entre as “maiores” disponíveis no mercado. A potência de carregamento máxima é de 100 kW o que permite, segundo a marca, carregar 80% da bateria em apenas 40 minutos. Recorde-se que os Postos de Carregamento Rápido públicos que têm sido instalados em Portugal estão limitados a 50 kW de potência máxima, o que deverá significar que, nestes postos, o I-Pace deverá precisar de cerca do dobro do tempo para atingir o mesmo nível de carga.