Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

IN SÉCULO 21

Inteligência artificial (AI) #1

Hoje em dia ouvimos falar muito da inteligência artificial, mas o que é a inteligência artificial?

É a inteligência baseada na humana, mas funciona por mecanismos ou software. 

Hoje através da inteligência artificial podemos melhorar fotografias, falar com dispositivos para nos fazerem um café, para ligar a televisão, o ar condicionado, ...

7A11DEC8-CB79-44D4-8FD8-57E368F45002.jpeg

Neste artigo venho-vos mostrar o poder da inteligência artificial nas fotografias.

 

Unidade Neural de Processamento (NPU)

O NPU é um passo muito importante em qualquer dispositivo, mas na fotografia em específico, permite guardar as preferências do utilizador podendo dar uma melhor experiência de utilização. Para além disto, o NPU pode ainda recolher várias cenas (paisagem, plantas, animais, retrato, comida, artes, ...), através do reconhecimento pode ajustar a fotografia para ficar o melhor possível. Vários smartphones já têm o seu próprio NPU dedicado à AI, o que permite traduzir qualquer texto ou sigla de qualquer língua em tempo real. Os smartphones fazem agora jus ao nome.

 

Por causa da evolução das câmeras fotográficas e da inteligência artificial somos confrontados todos os dias com novos smartphones em que os pontos principais são a inteligência artificial e as câmeras, temos este ano o exemplo da Samsung, que tem o S9+, com duas câmeras e uma delas com abertura variável ou da Huawei que com o P20 Pro e com três câmeras criou o futuro da fotografia em smartphones, a Huawei é considerada por muitos a marca que mais investe na fotografia e é verdade, tem muitos modos, um bom NPU e boa qualidade fotográfica. 

Este ano ficará marcado pela evolução da fotografia através da fusão entre a inteligência artificial e a câmera fotográfica.

Mas o futuro vai acabar com as máquinas fotográficas, porque com os avanços tecnológicos vamos tirar fotografias sem máquina. E claro por um lado pode ser bom. Há 50 anos, acabar com o rolo de fotografias seria impensável e que o telemóvel era coisa de ficção cientifica, quanto mais poder tirar fotografias. Mas se tudo o que seria impensável, hoje é habitual, então tirar fotografias sem câmera será um futuro próximo!