Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

IN SÉCULO 21

29 de Junho, 2018

Inteligência Artificial #3 & Futuro da tecnologia #11 (Edição especial)

Pedro Madruga

A série futuro da tecnologia começou para te mostrar o melhor e às vezes o pior da tecnologia. Porque a tecnologia se tiver um desenvolvimento ponderado será incrível, comandar a casa com a voz. Claro sendo esta um tecnologia pioneira a inteligência artificial tanto nos carros como em casa é ainda muito cara, mas daqui a uns anos teremos cidades inteligentes em que a mais pequena coisa está cheia de tecnologia. Nestas cidades tudo vai estar ligado, tudo vai ter ecrãs, tudo vai ter tecnologia e tudo vai ter inteligência.

60E5158C-E44E-4B9C-8A0B-EC1E697AC749.jpeg

A tecnologia está a avançar muito rapidamente e com esta, milhares de produtos. Hoje, praticamente tudo é inteligente e incorpora um sistema que se designa por smart home. Estes sistema é reponsável por tudo na casa, desde quando acaba o leite o sistema põe “leite” na lista de compras ou ligar a água quente a 5km de casa. Esta são apenas algumas possibilidades que se pode fazer. Mas o futuro da tecnologia tem muitas desvantagens, a começar pela inteligência artificial, a mesma que consegue acrescentar produtos à lista de compras, a que conhece os teus horários e os teus gostos, a mesma que controla os carros autónomos, a que identifica cada objeto/paisagem numa câmera fotográfica e a que dá vida aos robôs. Aqui está o problema, os robôs. Não é problema ter robôs para ajudar pessoas incapacitadas mas é um problema quando temos robôs a trabalhar em lojas ou a comandar um país. É impossível? Não, apesar de terem sido os humanos a criarem os robôs com a inteligência artificial que lhes dão eles ganham sentimentos, pensamento próprio, etc.

A4A13CBD-E3DD-4932-A4C2-12313E1CA225.jpeg

Mas voltando às vantagens da inteligência artificial e do futuro da tecnologia, esta inteligência pode ajudar os médicos em operações à distância e pode tornar a casa mais segura. Mas a inteligência artificial é parecida com o Google, o Google só funciona com internet e a inteligência artificial só funciona com determinados gadgets, desde fechaduras, purificadores, robôs de limpeza, máquinas de café, ar condicionado, etc. E com uma aplicação ou com a voz controlamos todos estes produtos. Já existem vários sistemas de smart home e vários smart speakers para os controlarmos e é a rivalidade entre empresas como a Amazon, a Apple, a Google e a Xiaomi que inovam a tecnologia e que constroem um futuro cada vez mais próximo.

8B1EB1A7-831D-4747-8A49-4DC6216AC820.jpeg

Uma das invovações do futuro será a maior aposta em AR (realidade aumentada) que vai existir em óculos e que nos vai permitir ler e reponder a mensagens, pesquisar na internet, seguir orientações de GPS e tudo com óculos. 

E finalmente o futuro será marcado pela grande aposta no mundo de vidro, tudo será feito de vidro e o vidro vai poder ser um ecrã e vamos poder interagir com ele.