Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

IN SÉCULO 21

Segurança

Password

3675870F-6FC6-4CFB-979E-23B63A846648.png

 

As passwords devem cumprir os seguintes passos:

  • ser o mais compridas possível, no mínimo, 8 carateres
  • devem conter, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um algarismo e um símbolo, por exemplo ! * - $ ( ) _ : ?
  • devem ser alteradas periodicamente (por exemplo, todos os meses)
  • Não devem repetir caracteres (ex: AAA ou 555)
  • Não devem conter sequências alfabéticas ou numéricas (ex: abc, CBA, 123, 321)
  • Não devem conter sequências do teclado (ex: qwerty)

E também...

  • não escrever a password em lado nenhum
  • não divulgar a password a ninguém
  • deve ser uma password que te consigas lembrar

 

Segurança Online

E00C5059-81B5-4998-8AE5-978D805B72CD.jpeg

 

Segurança: Mantém-te seguro não revelando informações pessoais a pessoas com quem conversas apenas no mundo virtual.

 

Encontros: encontrar alguém que só conhecemos online pode ser perigoso, nunca devemos fazê-lo e se o fizermos devemos avisar primeiro alguém de confiança e encontrarmos a pessoa num local público.

 

Aceitar: aceitar emails, mensagens ou abrir ficheiros de pessoas que não conhecemos pode dar origem a problemas, podem conter vírus ou outro malware.

 

Credibilidade: as informações que lemos na internet podem não ser sempre verdadeiras, há que verificar e ser prudente.

 

Porque é que deves usar a Cloud?

9349CCA5-94DE-4EC5-B7E4-D1EFC02C4C7F.jpeg

 

Backup

Em primeiro lugar, se tivermos os nossos ficheiros na cloud e se o computador, o telemóvel ou o tablet avariar, não faz mal, não perdemos nada, basta depois fazer download dos nossos dados novamente. Por exemplo na nuvem da Google, basta iniciar seção e fica tudo sicnonizado, o calendário, email, notas, contactos, fotos, ...

 

Versatilidade

Se tivermos, por exemplo, alguma apresentação no computador e nos tivermos esquecido de o levar para o trabalho, não faz mal porque o ficheiro está na Cloud e podemos aceder-lhe, iniciando seção em outro dispositivo.

 

Sincronização 

Se trabalharmos com um ou mais documentos e precisarmos de aceder-lhes primeiro no trabalho e depois em casa, há uma soluçaõ mais simples do que andar com pens de um lado para o outro, se tivermos o ficheiro na cloud, basta alterar num computador e este será alterado em todos os dispositivos que estejam associados à mesma conta.

 

Partilha

A partir do momento em que os ficheiros estão na nuvem basta enviar o link daquelas fotografias ou documentos em específico para amigos ou familiares e definir quem tem acesso a quê. E podemos até ter pastas partilhadas, uma para a família, outra para os amigos, outra para a escola, ...

 

Espaço extra

Podemos usar a nuvem como espaço extra do telemóvel, tablet ou computador, mas ficamos dependentes da ligação à internet para aceder a estes ficheiros. Hoje em dia existem várias clouds, como o Google Drive, o Microsoft OneDrive, o iCloud, o Meo Cloud, a Dropbox, ...

 

 

 

Links: 

Internet Segura

SeguraNet

 

 

Fonte